Noticias do mundo

quinta-feira, 2 de setembro de 2010


O show de truman: Da alienação a libertação.


Por: Adjemisson Costa de Mendonça


 
O filme conta a história de Truman Burbank, um vendedor de seguros que desde seu nascimento vive monitorado por câmeras de TV às 24 horas do dia por um grande produtor criador de um reality show onde truman é a estrela principal mesmo sem saber que é. Truman leva a vida normal, no seu dia a dia até dentro de casa a audiência da sua vida são apresentador sem ele saber vários comerciais de produtos e patrocinadores mostrando o grande poderiu sistema opressor da mídia sobre uma sociedade.

No decorrer da trama, ou seja, a vida de truman percebe-se que a grande massa receptora do reality show em seus respectivos ambientes de trabalho e em casa ligados nos detalhes da vida de um homem normal que leva uma vida normal. É Sabido de todos como é o sistema da mídia e dos grandes produtores, empresários e donos de emissoras que é levar programação que despertem interesse de assistir e querer saber a outra cena, pois faz parte de um jogo de marketing. Como os empresários sabem que o povo quer ver aquilo que lhe agrada e saber da vida de alguém em tempo real é uma grande atração ao ponto de não desgrudarem da telinha. Com isso as propagandas aparecem faturando milhões com seus produtos indispensáveis ao consumo da sociedade, esse é seus objetivos principais.

Em continuidade ao show da vida vemos uma linda jovem chamada Silvya que por sua fazia parte da produção cinematográfica porem em certa parte procurou orientar trumam sobre suas condições de vida, pois ate então não tinha saído a nenhum lugar fora daquela cidade cenário. Co seu contato com Silvia levou-o a procurá-la e tentou sair Dalí. O grande cineasta produtor do reality show foi entrevistado por emissoras externa e em uma das perguntas feitas foi: o porquê de Truman nunca ter chegado perto de sair, de descobrir a natureza real do seu mundo? A resposta foi que as pessoas simplesmente aceitam a realidade do mundo no qual estão presentes, mas que se Truman estivesse realmente determinado a descobrir a verdade não haveria como detê-lo.

Percebemos que o ser humano se mostra acomodado e satisfeito que sua realidade sem ter o interesse de questionar algo, como se tudo estivesse bom e nada lhe afetava, porém após uma injeção de conflitos imposta pela Silvia truman decidiu enfrentar seus medos alcançar a liberdade de consciência e se libertar da opressão imposta por esse sistema opressor. Ele enfrentou o medo do mar e foi velejar a rumo das ilhas Fiji, porem ao ver que trumam ao dar um drible na programação e foco nele decidiu tomar algumas providencias, pois se truman desistisse e descobrisse a realidade deixaria o reality show e tudo iriam por água a baixo. Ao ver truman no mar que era parte de um cenário enviou efeitos especiais reais de fortes tempestades e trovões para deter truman porem foi em vão. Com isso toda a cidade estava aflita e atenta com o trama vivido por truman ao ponto de sofrer também com o astro. Pouco tempo depois truman bate no cenário da direção e entra em um diálogo com o produtor e tem duas alternativas: ficar como estar, seguro em sua cidade, vigiado 24 horas por dia e continuar sendo o astro do reality show ou deixar tudo.

Bom, as respostas de truman já sabem: “Caso não os veja de novo, tenham uma boa tarde e uma boa noite”. Isso tudo aos olhares de varias telespectadores que por sua vez aprendiam ali com truman a ter uma visão mais crítica e reflexiva sobre a realidade e a ficção.

Show de truman é na realidade uma grande produção em que leva em primeira vista o telespectador, a início ficar um pouco embaraçado sem entender a idéia do mesmo, porém no decorrer tudo se explica. Nos leva ao entendimento do grande predomínio existente entre a mídia sobre as pessoas e o sistema em que vivemos que cada dia mais aliena e cega visões de milhares de pessoas detendo o olhar crítico.

http://www.arteemsena.blogspot.com/