Noticias do mundo

domingo, 23 de agosto de 2009

A RELAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS COM A SOCIEDADE, A EDUCAÇÃO E A ARTE

O uso das novas tecnologias na educação à distância e a aprendizagem construtivista.
David Jonassen*
Os programas de educação à distância usam necessariamente tecnologias para suplantar ou substituir as instruções ao vivo, face a face. Se as tecnologias facilitam a transmissão de instruções, elas não mudarão a natureza destas sem mudanças fundamentais nas concepções e métodos de ensino e aprendizagem. Embora muitas pessoas percebam que o uso das tecnologias seja implicitamente inovador, o uso da tecnologia na aprendizagem a distância tem freqüentemente repetido os mais ineficazes métodos de instrução ao vivo, face a face (Turoff, 1995).
Quando tecnologias interativas são usadas para a apresentação de palestras aos estudantes em localidades remotas com potenciais de interação limitada ou inexistente, nenhuma inovação é apresentada. As tecnologias devem preferencialmente ser usadas para proporcionar aos estudantes a oportunidade de interagir e trabalhar juntos em problemas e projetos significativos, c juntar-se a comunidades de alunos e profissionais (Selfe, 1988; Bales, 1990; Seaton, 1993;Nalley, 1995). A tecnologia deve estender o melhor das práticas em sala de aula para localidades distantes, ao invés de reproduzir o pior (Burge, 1993).
O impacto das Novas Tecnologias tem provocado mudanças na Educação, que não tarda a incorporar os últimos recursos tecnológicos direcionados ao setor. Dessa forma, a integração de novas mídias como televisão e Internet não é mais novidade estranha à sala de aula. Pelo contrário, contribui para a criação de novas estratégias de ensino, aprendizagem e auto-capacitação.



A vida só é possível reinventada.”
(Cecília Meireles)
O interesse na realização desse trabalho foi estimulado pelo desafio encontrado na luta para diminuir a distância entre pesquisa - universo acadêmico e prática docente no ensino médio. Sapere aude, dito de Horácio (65 a.C.- 8 a.C.) que é traduzido muitas vezes como “ousar saber” ou “tenha a coragem de usar teu próprio entendimento”, toma corpo no esforço de saber ousar e acreditar que é possível manter esta relação mais estreita.
Na tentativa de contribuir com o teor anunciado desse 7°Encontro Internacional de Arte e Tecnologia: para compreender o momento atual e pensar o contexto futuro da arte, em especial a proposta temática - Arte, educação e tecnologia, a presente investida apresenta ações alternativas que possuem a pretensão de minimizar o drama de uma grande parcela da população brasileira que atribui um caráter superior a um tipo de arte, relacionando-a diretamente ao que consideram algo excepcionalmente refinado, cabendo apenas à elite a capacidade de se dirigir e interagir com rigor e compreensão. Num país com escassos exemplos de escolas públicas eficientes é mais que urgente o avançar da pesquisa na tentativa de promover estratégias didáticas inovadoras e criativas, reinventando práticas que possam permitir uma mediação pedagógica centrada em interações mais dinâmicas entre professor/aluno, num processo de aprendizagem que insere o educando na busca constante de sua emancipação.
A educação através da arte e a função social da arte:
É recente a aproximação da arte pelo educador e assumi-la em novos contextos de aprendizagem pode ser uma escolha feliz, pois é através dela que o educando desenvolve uma relação mais prazerosa com os conteúdos, além de elaborar associações mais sofisticadas; “... podemos dizer que a arte possibilita que os indivíduos estabeleçam um comportamento mental que os leva a comparar as coisas, a passar do estado da comunicação, a formular conceitos e a descobrir como se comunicam esses conceitos. Todo esse processo faz com que o aluno seja capaz de ler e analisar o mundo em que vive, e dar respostas mais inventivas. O artista faz isso o tempo todo, seja para melhor se adequar ao mundo, para apontar problemas, propor soluções ou simplesmente para encantar (...).
Nossa sociedade estar envolto de grandes transformações e na escola, no âmbito educacional não é diferente, a cada ano que se passa novas tecnologias vem surgindo e precisamos estar em constante aperfeiçoamento e nos atualizando a todo tempo para não ficarmos parados no tempo.

Nenhum comentário: