Noticias do mundo

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Quero aqui expor a Biografia de Sebastião Salgado, um dos maiores fotógrafos Brasileiros que revolucionou o mundo com suas obras registradas sobre o globo.


Sebastião Ribeiro Salgado é um fotógrafo brasileiro reconhecido mundialmente por seu estilo único de fotografar. Natural de Aimorés, Minas Gerais, onde nasceu em 1944, é um dos mais respeitados fotojornalistas da atualidade, já recebeu os principais prêmios de fotografia do mundo.

Filho de pecuaristas, Sebastião Salgado é o único filho homem entre sete irmãs. Foi para São Paulo para estudar economia na Universidade de São Paulo, onde tornando-se mestre em economia em 1968.

Em Paris, estudou na Escola Nacional de Estatísticas Econômicas, onde obteve o doutorado em 1971. De volta, começou a trabalhar como repórter-fotográfico free-lancer. Passou depois a trabalhar para agências de prestígio, como a Magnum Photos, em 1979. Vive em Paris, casado com Lélia Wanick Salgado, e tem dois filhos, Juliano e Rodrigo. Passou a trabalhar na África, para a Organização Internacional do Café, atividade a que se dedicou até 1973.

De 1979 a 1994 dedicou-se a vários projetos, entre os quais a cobertura da guerra de Angola, o seqüestro de israelenses em Entebe e o atentado ao presidente Ronald Reagan, dos EUA.

Entre os prêmios posso destacar: The Maine Photographic Workshop ao melhor livro foto-documental, Prêmio World Press Photo, Prêmio Príncipe de Asturias das Artes, 1998, Prêmio pela publicação do livro Trabalhadores, entre outros.

Na imagem que escolhi observo uma criança morena, bem nova e bastante debilitada, com seu corpinho frágil no meio a um sol escaldante e sem misericórdia. Parece ter sido deixada por sua família para morrer. Envolto dele, a uns 15 metros uma ave de rapina, eu acho, tipo um Urubu, em observação a aquela criança debilitada, esperando a mesma morrer.

É vergonhoso nos considerarmos seres civilizados e permitir que muitas pessoas padeçam nesse mundo tão imenso. Ao ver e rever a foto passei a entender que nos, e digo de novo, todos nós somos iguais, ninguém é melhor que ninguém. Aquela criança deixada pela família para morres por haver muita miséria naquele continente e a família não poder fazer nada, ou ser esse ato um ato cultural daquela região. Naquela hora ela estava só, sem ninguém para protegê-la, envolto de um deserto e ao loje algumas arvores simbolizando a solidão e o fim da jornada.

O que é bonito, uma imagem bonita e atraente, com suas testuras bem definidas e sedutoras nem sempre nos toca, apenas de passagem se aprecia sem latejar a nossa alma, ou seja, ela não penetra o fundo do nosso sentimento, não deixa questionamentos e marcas em nos. Como ao observar uma modelo muito bonita e conhecida em todo o mundo, com todo seu sucesso a desbanjar, é somente apreciada em momentos e depois logo é esquecido, pois existem muitas outras porair com suas passarelas passageiras, nada contra, são gravadas na memoria por pouco tempo.

O que é belo perdura dentro de nós em memórias sempre renovadas, a qual mexe com o intimo do ser, uma imagem, uma situação precaria como a da imagem escolhida, uma reportagem de uma tragédia, por exemplo, em um pais como o Iraque, muitos mortos e outros tanto feridos, quantos filhos perderam seus pais e vice-versa. Isso mexe com a alma do espectador que mesmo assim, muitas das vêzes não tem forças para contribuir com uma melhorias.Que ser humanos somos nós em?

O belo é aquilo que nos toca e deixa pensativo, querendo ajudar. Ficamos mais pensativos na vida e que hoje a pessoa vale o que tem e não o que realmente é. É a emoção que sentimos em ver uma imagem como essa e se emocionar com sua textura e realismo.

Bibliografia:


http://pt.wikipedia.org/wiki/Sebasti%C3%A3o_Salgado

Livros: Sebastião Salgado

http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://minhavereda.files.wordpress.com/2009/06/sebastiao_salgado021.jpg&imgrefurl=http://minhavereda.wordpress.com/2009/06/&usg=__F0zEK7qTY-1cJimgbOtdVIAmVJA=&h=265&w=400&sz=30&hl=pt-BR&start=1&um=1&tbnid=Hu7yXEWFBaWtkM:&tbnh=82&tbnw=124&prev=/images%3Fq%3Dfotos%2Bde%2BSebasti%25C3%25A3o%2BSalgado%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DX%26um%3D1



Nenhum comentário: