Noticias do mundo

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009


        SER UM SER CIVILIZADO


A civilização é um processo social em si, inerente aos grupamentos humanos que tendem sempre a evoluir com a variação das disponibilidades econômicas, principalmente alimentares e sua decorrente competição por estes com os grupamentos vizinhos.

Ser um ser civilizado tem sido um tema de grande especulação e debate em nossa sociedade atual. Com o avanço no mundo da informática e demais tecnologias tem se visto uma maior mobilização do homem em fazer suas tarefas.

Há muitos anos atrás, quando os homens ainda viviam em cavernas e muitos deles eram nômades e viviam da caça e da pesca onde tinham como instrumentos o arco e a flecha como também utensílios cortantes feitos de pedras polidas. Não tinham muita afeição uns com os outros.

No mundo em que vivemos percebemos que as pessoas não para pra nada. Vivemos em uma montanha russa em que todos dão um oi e quando dão. A questão abordada à cima será que de fato somos seres civilizados vem de encontro com nossa realidade, ou seja, uma triste realidade onde se vê muito sangue frio, os jovens se matando por nada, muitos homicídios horríveis acontecendo em toda parte e parece que a vida perdeu o sentido e valor. As pessoas não param pra conversar e trocar ideias, não param.

Como diz um texto: “O que é realmente difícil numa civilização que só a matéria conta, fica impossível ser civilizado, e só se é civilizado quando podemos nos colocar no lugar do outro, ser tratado com respeito, aquele mesmo respeito que você gostaria de ser tratado. Este é um ser que é civilizado, aquele que pensa e faz bem ao outro, é estar unido, com suas tradições e culturalmente querer caminhar em frente, ao progresso.”

Ser civilizado é relevar questões e confusões, é amar a vida e ser educado, se importando com o bem estar do outro. Fazer o bem ao próximo e viver em comunidade, trabalhando em pro do desenvolvimento e não da decadência.

Em minha concepção somos seres civilizados sim em termos de desenvolvimento e expansão, no comercio, tecnologia e outros, porem em se tratando ao quesito humanidade sinto muito em dizer, mas é uma acatastrofe, o homem se tornou egoísta e presunçoso, amante se si mesmo e fazendo o mal a ele e aos demais que o rodeia. Eu me considero civilizado, mas não posso mudar o mundo, porém posso fazer minha parte.



Nenhum comentário: